FAQ Voucher Único

Integração com Voucher Único

Sobre o Voucher Único

O destino de Bonito exige que toda venda de ingresso seja acompanhada por um voucher (único documento fiscal aceito pelo município de Bonito). O vínculo do ingresso vendido na plataforma Binamik com o voucher é importante para dar rastreabilidade e controle para as empresas de Bonito. Além disso, a integração é importante para reduzir o esforço operacional que os usuários enfrentam ao usar as duas plataformas separadamente. 

O que entregamos

Integração com o sistema do Voucher Único, possibilitando a geração de voucher de forma automática e manual, o cancelamento de voucher de forma automática e manual e a impressão do voucher.  

Para quem é a funcionalidade

Empresas que oferecem atrações turísticas em Bonito/MS, e empresas que vendem roteiros turísticos em Bonito/MS. 

FAQ

  1. Quem precisa integrar com o sistema do Voucher Único? 

Empresas que oferecem atrações turísticas em Bonito, e empresas que vendem os ingressos desses atrativos.  Ou seja, se você é uma agência de Bonito e gostaria de vender ingressos dos seus parceiros comerciais de Bonito na plataforma Binamik, você e seus parceiros precisam realizar a integração. 

  1. Como fazer a integração na minha conta?

Neste artigo explicamos todo o passo a passo: Integração Voucher Único. 

  1. Quando o voucher é gerado?

Considerando que ambas as empresas (vendedor e fornecedor) já estão integradas corretamente, o voucher é gerado automaticamente assim que o status do ingresso é alterado para “Confirmado”. Caso o ingresso esteja “Confirmado” e ainda não tenha um voucher, o usuário pode gerá-lo manualmente. 

3. 1 Quando o status do ingresso é alterado para “Confirmado”?

Depende do acordo comercial firmado entre o vendedor e o fornecedor do ingresso. Se o acordo é do tipo “Faturado”, o status do ingresso muda de Reservado para Confirmado assim que houver um registro do pagamento do ingresso pelo viajante. Se o acordo é do tipo “Antecipado”, o status do ingresso será atualizado para Confirmado assim que o fornecedor aprovar o registro do pagamento antecipado pelo vendedor ou se o deadline for atingido e a parceria contar com uma garantia de no-show. 

3.2 O que é um ingresso “Confirmado”? 

É um ingresso com o status “Confirmado”. Atualmente no Orb temos os seguintes status para o ingresso: Reservado, Confirmado, Usado, Cancelado, Checked-in e No-show. 

  1. Posso alterar um voucher após emissão?

Não é possível alterar os dados de um voucher depois que ele é gerado. Para alterar a data ou horário de um voucher é necessário cancelar o voucher pela plataforma, editar o ingresso conforme a nova data/horário, e gerar um novo voucher para esse ingresso. Tudo isso é feito dentro da plataforma Orb. 

  1. Quando o voucher é cancelado?

Considerando que o ingresso já tenha um voucher, ele é cancelado automaticamente quando o status do ingresso muda de “Confirmado” para “Cancelado”. O usuário também pode cancelar manualmente um voucher (sem afetar o status do ingresso). 

  1. Quem pode gerar e cancelar um voucher? 

Apenas as empresas cadastradas como vendedoras no sistema do Voucher Único podem gerar e cancelar voucher dentro do Orb. 

  1. Quantos vouchers serão gerados por reserva? 

No Orb, cada ingresso tem o seu próprio voucher individual. Portanto, se uma reserva tem 10 ingressos confirmados, ela terá 10 vouchers. 

  1. Como funciona a impressão do voucher? 

Depois que um voucher é gerado com sucesso, o canal de vendas tem acesso ao documento do voucher através do botão “Imprimir voucher”.

  1. Quem pode imprimir um voucher?

O canal de vendas que gerou o voucher pode imprimi-lo a qualquer momento, e o fornecedor da atividade pode imprimi-lo apenas no dia de realização do passeio. 

  1. O que acontece se eu cancelar um voucher direto no sistema do Voucher Único (e não no Orb?) 
  1. Como fazemos com o cliente que chegar na atividade solicita a alteração (ele era um Balneário e alterou para flutuação)

Nesse caso, é necessário cancelar o voucher inicial e o ingresso dessa atividade, e adicionar um novo ingresso com a 

  1. Após o ingresso ser usado existe alteração?

Não, depois que o ingresso é Usado na plataforma não é possível cancelar um voucher no Orb. 

  1. Eu consigo reimprimir um voucher? Até quantas vezes?

Sim, você pode acessar o voucher e imprimi-lo quantas vezes quiser, contanto que tenha acesso a ele. Por exemplo, se você é o canal de vendas você tem acesso a ele para sempre. Se você é fornecedor, você pode imprimi-lo quantas vezes quiser enquanto estiver no dia da atividade. 

  1. Cliente terá acesso a esse voucher? Ele poderá imprimir?

Por enquanto o cliente tem acesso apenas ao código do voucher através do aplicativo Binamik Ally. 

  1. Caso o cliente solicite eu consigo enviar pelo e-mail?

Por enquanto não é possível encaminhar o voucher diretamente para o cliente através do Orb, porém é possível compartilhar a url do voucher gerado.

  1. No Orb eu consigo consultar algum tipo de relatório de voucher?

Sim, através do Relatório de Vouchers que você encontra no link: https://orb.binamik.com.br/reports/vouchers

  1. No Orb eu consigo comparar quantos voucher as minhas concorrentes emitiram? 

Não, não é possível visualizar as informações (como a quantidade de vouchers gerados) de outras empresas além da sua.